Motorroçadoras e Respectivas Ferramentas de Corte 1

Motorroçadoras e Respectivas Ferramentas de Corte

 Motorroçadoras e Respectivas Ferramentas de Corte

Sabia que roçadeiras, foices a motor ou motorroçadores são diferentes designações para a mesma máquina?

Estas máquinas têm como principais funções a manutenção da paisagem, a manutenção de culturas e a manutenção das arborizações jovens.

Sabia que os motorroçadores têm diferentes ferramentas de corte que devem ser adequadas ao trabalho a executar?

No caso de querer cortar ervas daninhas fracas ou ervas junto a obstáculos:

  •  As cabeças de corte de 2 ou 4 fios AutoCut, SuperCut, TrimCut ou PolyCut STIHL são as mais adequadas.

No caso de ervas daninhas fortes, além da cabeça de corte PolyCut com três facas plásticas recomenda-se o uso de lâmina corta-relva de 2, 4 ou 8 gumes STIHL.

Para trabalhos como o corte de canas, arbustos ou árvores de pequeno diâmetro então o uso de uma cabeça de corte com fio é desaconselhável e aconselha-se o uso de lâmina para cortar relva, mata espessa ou lâmina de trituração,assim como lâminas circulares com dentes pontiagudos, dentes de cinzel ou metal duro.

Forma de aumentar a eficiência do trabalho com a roçadora é necessário conhecer técnicas que se adequam ao trabalho executado:

  • Por exemplo, cortar em áreas sem plantas cultivadas é distinto de cortar em áreas com plantas cultivadas. As técnicas usadas durante o corte numa encosta é também diferente do corte numa zona plana.

Se quer saber mais sobre motorroçadores, respectivas técnicas utilização, cuidados de segurança entre outras coisas inscreva-se na ação de formação: “Utilização da Motorroçadora na Jardinagem e Manutenção da Via Pública”.